NOVEMBRO TERAPÊUTICO (parte I)

kauzpellaplatz capa

Já está online a compilação de homenagem ao terapeuta do ruído João Capela, Käuzpellaplatz, que reúne vários projectos musicais amigos como os  dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (onde militou atrás da bateria e não só), os Da Monstra (o seu projecto principal), os Asimov (cujo single “Mr. Chapel In The Moonlight” precedeu o lançamento da compilação) e muitos mais, incluindo a dupla audiovisual concon que fez um vídeo propositadamente para a ocasião.

A compilação com artwork da autoria de José Smith Vargas encontra-se disponível para escuta livre e download pago através do novo bandcamp da ATR, sendo que todos os fundos garantidos serão canalizados para a edição de um livro com os textos de João Capela. (mais info abaixo)

E esta semana o músico italiano Glauco Salvo regressa a Portugal, depois da digressão com os Comaneci no ano passado, para apresentar o seu novo projecto a solo Of Rivers and Trains, em que toca banjo, zither, ebows e transdutores numa mistura de minimalismo, psicadelismo, drones e vestígios de guitarra primitivos. Desta feita passará por Setúbal, Braga, Aveiro, Bragança, Porto e por fim Lisboa, onde encerrará o Ciclo Pré-Go da nova Zaratan – Associação Cultural, juntamente com o duo luso-germânico de cítara e guitarra Zeger&De! (mais info abaixo)

Käuzpellaplatz é uma compilação que visa homenagear João Capela, músico, artista, escritor, activista, terapeuta do ruído e amigo que nos deixou em Fevereiro de 2014 e que tocou a alma e o coração de todos os que com ele conviveram (mesmo que apenas em fugazes encontros ocasionais), deixando um vácuo na comunidade musical, artística e activista nacional e internacional. João Capela não era apenas um músico. Era sim uma curiosa personagem multifacetada que agia segundo a sua ideologia. Uma das formas de agir era escrevendo. Juntando temas inéditos ou raros, várias bandas e projectos musicais amigos unem-se para angariar fundos de modo a garantir a edição de uma colecção de escritos da sua autoria. Em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído, promotora musical portuguesa underground à qual João Capela também pertencia, bandas como dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS , Da Monstra , Asimov, S for Seward, Brainwashed By Amalia ou Aye-Aye e projectos como Sax on the Road, Pedro e Diana, Joana Guerra, concon, Peter Wood, Diana Dionísio, Barrio)Àlvares, Gee Bees, Catapulta, Zé Trigueiros ou os misteriosos Triadische Ballet reúnem esforços para honrar a memória de João Capela.

 

www.associaoterapeuticadoruido.bandcamp.com

www.youtube.com/watch?v=dWB0xiNIApw&feature=youtu.be

www.psychedelicbaby.blogspot.pt/2014/11/associacao-terapeutica-do-ruido.html

 

 

 

of rivers and trains foto3

 

OF RIVERS AND TRAINS (it)

qua. 5 Nov. 21h30 – Of Rivers and Trains (it) @ Taverna da Arca D’Água – SETÚBAL (Estrada das Machadas de Cima – São Paulo / entrada livre)

 

 qui. 6 Nov. 22h30 – Of Rivers and Trains (it) @ Projectil – BRAGA (Travessa do Caires, 39 / donativo: 2 euros)

 

sex. 7 Nov. – Of Rivers and Trains (it) @ TBC

 

sáb. 8 Nov. 23h – Of Rivers and Trains (it) @ Mercado Negro – AVEIRO (Rua João Mendonça, 17 / contribuições livres)

 

dom. 9 Nov. 17h – Of Rivers and Trains (it) + L’Ocelle Mare (fr) @ Galeria História e Arte – BRAGANÇA (Rua Abílio Beça, 35 / entrada: 2 euros)

 

seg. 10 Nov. – Of Rivers and Trains (it) @ TBA – PORTO

 

ter. 11 Nov. 19h – Of Rivers and Trains (it) + Zeger&De (de/pt) @ Ciclo Pré-Go IIIZaratan – LISBOA (Rua de São Bento, 432 / donativo: 2 euros)

 

 


glaucowhite

Of Rivers and Trains é o projecto a solo de Glauco Salvo dos Comaneci e dos Amycanbe, onde o músico italiano mistura minimalismo, psicadelismo, drones e vestígios primitivos de guitarra.

Banjo, zither, ebows e transdutores são os instrumentos utilizados para criar paisagens sonoras delicadas e suavemente hipnóticas, mantras acústicos e esboços de melodias.

Vem a Portugal apresentar o seu primeiro trabalho de estúdio que foi gravado em 2013 por Mattia Colleti com Simone Marzocchi no trompete e Matteo Ricci no trombone e que está disponível em cassete numa edição limitada com artwork de Simone Brandi e em formato digital para download gratuito.

www.facebook.com/ofriversandtrainsmusic

www.youtube.com/watch?v=L89I5icbmwc

 

of rivers and trains foto2

 

One thought on “NOVEMBRO TERAPÊUTICO (parte I)

  1. Pingback: [New post] NOVEMBRO TERAPÊUTICO (parte I) - Arquitectura do ruído

Comments are closed.