NOVEMBRO TERAPÊUTICO (parte II)

Esta terça-feira (11 Nov.) o músico italiano Glauco Salvo termina a digressão por Portugal do seu projecto a solo Of Rivers and Trains na nova Zaratan – Associação Cultural, onde encerrará o Ciclo Pré-Go juntamente com o duo luso-germânico de cítara e guitarra eléctrica Zeger&De, que fará um concerto totalmente às escuras! (mais info abaixo)

E na sexta-feira (14 Nov.) a ATR junta-se mais uma vez à Lovers & Lollypops para apresentar uma noite bem ruidosa no Bartô, que contará com as barulhentas actuações dos americanos Marshstepper (projecto paralelo de membros dos Destruction Unit), dos misteriosos Signs of the Silhouette e dos hipnóticos Bispo (projecto paralelo de membros dos Capitão Fausto)! (mais info abaixo)

E durante o fim de semana o nosso indomável Catapulta e a dupla audiovisual concon estarão presentes no Monstre Festival, um festival de micro-edições que decorrerá entre os dias 14 e 16 de Novembro em Genebra (Suíça)! (mais info aqui)

Por último a ATR gostaria de relembrar que já está disponível para escuta livre e download pago a compilação de homenagem ao terapeuta do ruído João Capela, Käuzpellaplatz, cujos fundos garantidos serão canalizados para a edição de um livro com os seus textos (e à qual foram entretanto adicionados alguns temas-bónus). (mais info abaixo)

ter. 11 Nov. 19h – Of Rivers and Trains (it) + Zeger&De (de/pt) @ Ciclo Pré-Go IIIZaratan – LISBOA (Rua de São Bento, 432 / donativo: 2 euros)

ZARΛTAN é um artist-run space, um lugar de encontro para o pensamento crítico e experimentação artística interdisciplinar. Embora a sua actividade se inscreva sobretudo na área das artes visuais, a ZARΛTAN desenvolve uma pesquisa mais ampla, que se estende e entre-cruza diferentes níveis do panorama da arte contemporânea.

Em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído, a Zaratan desenvolverá uma programação musical regular de concertos experimentais, intervenções sonoras e outros ruídos que começará com o Ciclo Pré-Go, três sessões duplas de projectos nacionais e internacionais que desafiam as categorias vigentes das linguagens audiovisuais. Movido pelo desejo de intensificar as relações entre a música e as artes visuais, este ciclo dará também início a um projecto específico de edições gráficas em parceria com a 1359.

Of Rivers and Trains é o projecto a solo de Glauco Salvo dos Comaneci e dos Amycanbe, onde o músico italiano mistura minimalismo, psicadelismo, drones e vestígios de guitarra primitivos. Banjo, zither, ebows e transdutores são os instrumentos utilizados para criar paisagens sonoras delicadas e suavemente hipnóticas, mantras acústicos e esboços de melodias.

Vem a Portugal apresentar o seu primeiro trabalho de estúdio que foi gravado em 2013 por Mattia Colleti com Simone Marzocchi no trompete e Matteo Ricci no trombone e que está disponível em cassete numa edição limitada com artwork de Simone Brandi e em formato digital para download gratuito.

www.youtube.com/watch?v=L89I5icbmwc

Zeger&De é um duo em que as cordas de uma cítara se encontram com as de uma guitarra até se desmaterializarem numa viagem por continentes e oceanos improváveis mas reais, flutuando entre espaços esquecidos dos nossos imaginários sensoriais. Começaram a tocar juntos em Berlim em 2010 e lançam agora “Perlajanan”, uma cassete pela editora Cérebro Morto, que dará mote para uma primeira digressão por Portugal.

www.ausland-berlin.de/joerg-maria-zeger

www.ausland-berlin.de/filipe-dias-de

sex. 14 Nov. 22h – Marshstepper (us) + Signs of the Silhouette (pt) + Bispo (pt) @ Bartô – LISBOA (Costa do Castelo, 7 / entrada: 5 euros)

«Os Marshstepper chegam-nos do ermo do Arizona para profanar Lisboa com o seu barulho despido de preconceitos. Parte da Ascetic House, colectivo obscuro ligado à performance chocante, os seus dois membros principais, JS Aurelius e Nick Nappa tocam também nos gigantes Destruction Unit. No Bartô tocam num tanque e são acompanhados pelos Signs of the Silhouette, a banda portuguesa que toca mais alto, e pelos Bispo, como se Lisboa fosse Berlim.»

Käuzpellaplatz é uma compilação que visa homenagear João Capela, músico, artista, escritor, activista, terapeuta do ruído e amigo que nos deixou em Fevereiro de 2014 e que tocou a alma e o coração de todos os que com ele conviveram (mesmo que apenas em fugazes encontros ocasionais), deixando um vácuo na comunidade musical, artística e activista nacional e internacional. João Capela não era apenas um músico. Era sim uma curiosa personagem multifacetada que agia segundo a sua ideologia. Uma das formas de agir era escrevendo. Juntando temas inéditos ou raros, várias bandas e projectos musicais amigos unem-se para angariar fundos de modo a garantir a edição de uma colecção de escritos da sua autoria. Em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído, promotora musical portuguesa underground à qual João Capela também pertencia, bandas como dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, Da Monstra, Asimov, S for Seward, Brainwashed By Amalia ou Aye-Aye e projectos como Sax on the Road, Pedro e Diana, Joana Guerra, concon, Gil Dionísio, Peter Wood, Diana Dionísio, Barrio)Álvares, Gee Bees, Catapulta, Zé Trigueiros, X, Saul Hollow & Jack Empty ou os misteriosos Triadische Ballet reúnem esforços para honrar a memória de João Capela.

www.associaoterapeuticadoruido.bandcamp.com

www.youtube.com/watch?v=dWB0xiNIApw&feature=youtu.be

www.terapiadoruido.pt.vu