DEZEMBRO RUIDOSO (parte III)

Esta semana a ATR sugere três eventos que terão a participação de terapeutas do ruído: na quinta-feira (18 Dez.) os míticos Focolitus regressam aos palcos para um concerto especial no Clube Recreativo dos Anjos (com a participação espacial do terapeuta Boris Nunes); na sexta-feira (19 Dez.) a dupla audiovisual concon actua no Manpower 2014 com dois terapeutas convidados: Desmarques e mais uma vez, Boris; e no sábado (20 Dez.) há a estreia mundial dos Juan Inferno (novo trio chunga-flamboyant que inclui Boris na sua formação) no Bartô, com a primeira parte a cargo dos incendiários The Big Church of Fire e dj set do Guerrilheiro de Micro-Satã! (mais info em baixo)

 cartaz focolitus cra cartaz juan inferno + the big church of fire cartaz manpowercartaz exposição andré

Entretanto na quinta-feira (18 Dez.) às 19h há também a inauguração de uma exposição individual do artista andré (2014) na galeria Zaratan – Arte Contemporânea! (mais info aqui)

E no último sábado do mês (27 Dez.) mais uma sessão da residência mensal da ATR no RDA69, onde para além do habitual (e delicioso) jantar haverá concertos da dupla lisboeta Meia de Leite e da dupla luso-finlandesa Vicente/Marjamäki! (mais info em breve)

E para terminar o ano em grande o Bartô convidou os indescritíveis Kafunfo noSoundsystem & VJ Gif para um dj/vj set terapêutico na noite de 31 de Dezembro (quarta-feira)! (mais info em breve)

cartaz focolitus cra

quinta-feira | 18 de Dezembro | 20h

Focolitus (pt)

Clube Recreativo dos Anjos

Rua dos Anjos, 17 – Lisboa

entrada livre!

«Depois da mini-tour ibérica de 2011 que percorreu Lisboa, Porto, Barcelona, Lérida e Madrid para a apresentação do disco “Despreshion das Märr Kathara”, os Focolitus despertam de novo por estranhos processos químicos e geológicos e anunciam uma aparição profana no Clube Recreativo dos Anjos. Ninguém sabe muito bem o que vai acontecer… mas o magma escaldante desta erupção, movido por uma estranha racionalidade, ameaça escolher a dedo reptilário os alvos da sua destruição.»

cartaz manpower

sexta-feira | 19 de Dezembro | 19h-24h

concon & Boris (pt) + concon & Desmarques (pt)

Manpower 2014

Rua Poço dos Negros – Lisboa

entrada livre!

«concon é uma performance para se ouVer. Nasce na água (preparada com pigmentos e ondas de som) e transita (preferencialmente) para paredes brancas, onde se instala, em formato luz. As paisagens criadas são instáveis, fruto das oscilações de intensidade e de frequência de ondas que circulam nos ecossistemas de transição em que peixes e pássaros coabitam. concon é então um projeto de fusão, em que a projeção serve de fonte para o improviso musical e em que o som se torna visível na projeção, manipulando-a. concon é também o nome local para peixe-voador em São Tomé e Príncipe, onde este projecto começou, no contexto de uma residência artística, em 2013. concon é Mariana Marques nas projecções e Jorge Nunes nos sons

Para esta noite da Manpower os concon fazem dois momentos de performance e convidam dois músicos para se juntarem e chapinharem na poça; o primeiro é Boris Nunes, baixista e electrónicas, o segundo é Desmarques, guitarrista; ambos têm vários projectos musicais e tocam juntos na banda dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS

cartaz juan inferno + the big church of fire

sábado | 20 de Dezembro | 23h

Juan Inferno (pt) + The Big Church of Fire (pt) + Guerrilheiro de Micro-Satã (dj set)
Bartô

Costa do Castelo, 7 – Lisboa

entrada livre!

«Os Juan Inferno são um trio chunga-flamboyant de Lisboa que se move entre a performance e o noise extremo e que gosta de misturar luzes stromp, pontapés e melodias que nos levam algures entre o cortar dos pulsos e a levitação psicossomática. Projecções de Catarina Martins.»

«Os The Big Church of Fire são uma banda de Lisboa que recria um universo artístico que se cruza nas paisagens áridas do Oeste americano. Reverend Joe, Brother Louie e Peter Schmiedin. Duas guitarras e uma bateria. Gravaram o seu primeiro trabalho em 2009, “For Tura with Love”, com Matt Verta-Ray (Heavy Trash, Speedball Baby), história ela própria nascida da aventura do fortuito. Dedicaram-no a Tura Satana, actriz de culto e femme fatale dos anos 50. Acabam de lançar o segundo trabalho, intitulado “Banditti con Amore”, gravado em Junho de 2014 nos estúdios King do Nick Nicotine, trabalho onde continuam a explorar histórias de acasos traduzidos num rock psicadélico marcado por referências de Bukowski a Leone.»

One thought on “DEZEMBRO RUIDOSO (parte III)

  1. Pingback: [New post] DEZEMBRO RUIDOSO (parte III) - Arquitectura do ruído

Comments are closed.