Maio Terapêutico: 8 anos de ATR & dSCi  

kafunfo soundsystem

 Em Maio a hiperactiva Associação Terapêutica do Ruído (ATR) e os seus infames gémeos siameses dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (dSCi) celebram 8 anos de ruído terapêutico!

rda30abrilwebAntes disso e para terminar o ruidoso mês de Abril há a residência mensal da ATR no RDA69, que é já esta quinta-feira (30 de Abril) e que para além do sempre delicioso jantar, contará com actuações de Sax on the Road, projecto lisboeta que acaba de editar o seu segundo álbum “Kif Kif Van” e de Léa Solex, música francesa residente em Lisboa! (mais info em baixo)

cartaz casa viva

E para começar o mês nada melhor (e pior) do que uma má (e boa) notícia: após 9 anos de incansável actividade a Casa Viva vai encerrar as portas na sexta-feira (1 de Maio) com uma festa de arromba! O projecto criado no Porto em Abril de 2006, com o qual a ATR e os dSCi tiveram o prazer de colaborar inúmeras vezes ao longo dos anos, despede-se assim do edifício que ocupou no nº 167 da Praça de Marquês de Pombal: sem nostalgias e sempre cheia de raiva, sonho e força de vontade! A ATR e os dSCi não estarão presentes, mas não poderiam deixar de mencionar o seu apreço e gratidão: um grande bem-haja por tudo e até já! (mais info aqui)

CARVOARIA 5

No dia seguinte (sábado, 2 de maio) a partir das 19h continuam as Sessões na Carvoaria com actuações do músico lisboeta Abdul Moimême e do projecto Tesslon do músico americano, radicado em Lisboa, Ethan Heil, numa parceria entre a ATR, a Zaratan – Arte Contemporânea e a 1359 que nesta sessão contará com o artwork de Fonseca da Silva! (mais info em baixo)

cartaz veabis & tubbhead

E nessa mesma noite (sábado, 2 de Maio) a partir das 23h há o lançamento da cassete dos veabis&tubbhead, numa parceria entre a ZigurArtists, colectivo/editora sediado em Lamego ao qual também pertencem e a enorme A Giant Fern! O lançamento será feito no  Bartô com um concerto onde este trio de electrónica exploratória tocará com diversos amigos, incluindo alguns terapeutas do ruído! (mais info aqui)

cartaz tour

Na próxima semana a ATR junta-se à MMMNNNRRRG, editora de banda-desenhada DIY criada em 2000, para festejar os respectivos aniversários em forma de mini-digressão ibérica e na mala levam as suas distros de discos, livros e fanzines, os infames dSCi, o explosivo unDJ MMMNNNRRRG (aka Marcos Farrajota, autor e editor de banda-desenhada) e os incendiários Memeewew, duo sueco constituído pelo baterista Erkoalien e pelo guitarrista e vocalista Melanieisdemented, cujo projecto homónimo de electro-punk estará a celebrar 15 anos de carreira e com o qual acaba de editar uma split-tape com os misteriosos Black Taiga pela MMMNNNRRRG, que celebra também desta forma os seus 15 anos! A digressão terá início no dia 5 de Maio no Porto no Canhoto, passará por Oviedo (Lata de Zinc) no dia 6, León (Retrovisor) no dia 7 e Viseu (Estudantino Café) no dia 9 e acabará com uma matiné no dia 10 no Damas, recém-inaugurado bar/sala de concertos em Lisboa! (mais info em breve e aqui)

Entretanto no dia 9 de Maio (sábado) a ATR estará presente na festa de aniversário do Lounge com um dj set e um concerto dos Mandíbulas, novo trio lisboeta de pós-semba que junta o guitarrista Ethan Heil ao percussionista Carlos Godinho e ao trompetista Yaw Tembe! (mais info aqui)

Mas o Maio terapêutico não acaba aqui! Até ao fim do mês ainda haverá muita hiperactividade ruidosa, incluindo mais uma edição das Sessões na Carvoaria no dia 21 de Maio (quinta-feira) com actuações de dois artistas vocais: o suíço Antoine Läng e a italiana Alessandra Eramo; logo a seguir teremos o regresso do músico italiano Marco Bernacchia, que já esteve por diversas vezes em Portugal com o seu projecto Above the Tree e que desta feita vem apresentar o seu novo projecto Virtual Forest e simultaneamente teremos também a cantautora alemã de folk freudiano Fee Reega que, para além de outras datas por anunciar, tocará com Marco no Lounge no dia 28 de Maio (quinta-feira); e por último a residência mensal da ATR no RDA69 no dia 30 de Maio (sábado), onde haverá concertos da mítica trindade suburbana (Asimov Folkways, Siago Tilva e Pete Wood), trio de projectos a solo que deu início a esta residência em Outubro de 2013 e onde também será feito o lançamento do registo da actuação dos dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS em Fevereiro passado no RDA69, que será editada em formato digital pela sempiterna Enough Records! (mais info em breve)

  

E enquanto não chega a mixtape que a ATR e a Stress.Fm estão a preparar com temas de alguns dos artistas que vão passar por este terapêutico Maio, continua disponível para escuta a mixtape de Abril!