MAIO TERAPÊUTICO: 8 anos de ATR & dSCi (parte III)

Em Maio a hiperactiva Associação Terapêutica do Ruído (ATR) e os seus infames gémeos siameses dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (dSCi) celebram 8 anos de ruído terapêutico! Entretanto continua disponível a mixtape que a ATR e a Stress.Fm prepararam com alguns dos artistas que já passaram ou que ainda vão passar por este terapêutico mês, incluindo um tema inédito dos dSCi gravado em 2010 na KyläKancra (Setúbal)! E até ao fim do mês ainda haverá muita hiperactividade ruidosa!

cartaz exposição alessandra eramocartaz carvoaria 6

Na próxima semana (quinta-feira, 21 de Maio) continuam as Sessões na Carvoaria na Zaratan com actuações de dois artistas vocais que irão apresentar concertos a solo para voz e electrónica: o suíço Antoine Läng e a italiana Alessandra Eramo, que no mesmo dia inaugurará a instalação audiovisual “Innuncamais”! Para esta sessão o artwork do projecto gráfico produzido em colaboração com a 1359 será da autoria de UYIU-51 ! (mais info em baixo)

Roars Bangs Booms © Alessandra Eramo 2014

Antoine Läng foto1

De seguida teremos o regresso do italiano Marco Bernacchia, que já esteve por diversas vezes em Portugal como Above the Tree e que desta feita vem apresentar o seu novo projecto místico Virtual Forest! Para além de outras datas a anunciar, o músico italiano tocará no Lounge no dia 28 de Maio (quinta-feira) juntamente com a cantautora alemã de folk freudiano Fee Reega, que por esses dias também estará de volta ao nosso país para terminar a sua digressão europeia! (mais info em breve)

E por último teremos a residência mensal da ATR no RDA69 no dia 30 de Maio (sábado), onde para além do habitual e delicioso jantar, haverá concertos de Asimov Folkways, Siago Tilva e Pete Wood, a mítica trindade suburbana que deu início a esta residência da ATR em Outubro de 2013 e onde também será feito o lançamento do registo da actuação dos dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS no RDA69 em Fevereiro passado, que será editado em formato digital pela sempiterna Enough Records! (mais info em breve)

SESSÕES NA CARVOARIA #06

concertos de música imperecedoura

qui. 21 Mai. 19h – Antoine Läng (ch) + Alessandra Eramo (it/de) @ Sessões na Carvoaria #06Zaratan – LISBOA

(Rua de São Bento, 432 / abertura de portas: 16h / entrada: 3 euros)

ZARΛTAN é um artist-run space, um lugar de encontro para o pensamento crítico e experimentação artística interdisciplinar. Embora a sua actividade se inscreva sobretudo na área das artes visuais, a ZARΛTAN desenvolve uma pesquisa mais ampla que se estende e entre-cruza em diferentes níveis do panorama da arte contemporânea.

Em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído, a Zaratan tem vindo a desenvolver uma programação musical regular de concertos experimentais, intervenções sonoras e outros ruídos. Movida pelo desejo de intensificar as relações entre a música e as artes visuais, esta programação tem sido também acompanhada por um projecto específico de edições gráficas em parceria com a 1359, que nesta sessão contará com o artwork de UYIU-51.

«Antoine Läng é um vocalista de Genebra (Suíça) cujo trabalho artístico se baseia principalmente na exploração da voz e na sua difusão pelo espaço, utilizando para isso diversas técnicas e dispositivos acústicos como o reaproveitamento de ruídos guturais e periféricos, a amplificação de megafones ou o processamento electrónico numa estratégia de abstracção que recupera todos estes sons e as suas respectivas projecções espaciais para criar uma sonoridade muito própria que gravita algures entre o noise e a música electroacústica. Faz também parte da Insubordinations e da Akouphène, duas associações que se dedicam à promoção da música improvisada e experimental na Suíça.»

www.antoinelang.tumblr.com
www.youtube.com/watch?v=UIi8JcfcLZk

«Alessandra Eramo é uma multifacetada artista italiana, radicada há vários anos em Berlim, que nos vem apresentar o seu “solo para voz e electrónica”, uma colagem de técnicas vocais estendidas e paisagens sonoras urbanas e industriais. Através do uso dinâmico do theremin, de gravadores e de microfones de contacto, Alessandra tece a sua voz inconfundível em erupções de poesia sonora, empurrando o som para além das camadas viscerais da expressão poética e puxando pela imaginação e pela memória auditiva do público. É também co-fundadora da editora Corvo Records


www.youtube.com/watch?v=ZUeGubscHmc

www.youtube.com/watch?v=haofRH0Lv30