um OUTUBRO RUIDOSO (parte III)





foto don vito
foto pneu

Esta semana é a vez dos alemães Don Vito, uma das mais activas bandas do underground europeu, regressarem a Portugal, desta feita com os franceses Pneu, com quem já cá tinham estado em 2010 e 2011! Para além de tocarem no Bar Alfa em Leiria na sexta-feira (16 de Outubro), na Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro no Montijo no domingo (18 de Outubro) e nas Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo na segunda-feira (19 de Outubro), as duas bandas estarão no Damas este sábado (17 de Outubro) para um concerto imperdível que promete deixar mazelas nos ouvidos mais frágeis, seguido de dj set da dupla Lopes & Pereira e antecedido pela actuação do novo duo de poesia e música improvisada Burgueses Famintos, que estará a apresentar “SAMO” de João Silveira, recentemente lançado em livro + disco pela editora A Tua Mãe e em versão digital pela netlabel ZigurArtists! (mais info em baixo)

 

E na próxima semana (quinta-feira, 22 de Outubro), também no Damas, haverá a estreia de um explosivo quarteto de proeminentes intervenientes da cena lisboeta de música improvisada: o guitarrista Luís Lopes, o saxofonista Albert Cirera, o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Vasco Furtado! (mais info em breve)

Para terminar o mês teremos ainda o regresso do guitarrista italiano Maurizio Abate, que passou em Portugal em 2010 com o duo Asabikeshiihn e que desta vez vem com a vocalista italiana Adele H para apresentarem os seus projectos a solo no Damas (Lisboa) no dia 29 de Outubro (quinta-feira), na Casa da Cultura (Setúbal) no dia 30 de Outubro (sexta-feira), no Gato Vadio (Porto) no dia 1 de Novembro (domingo) e em mais alguns sítios por anunciar! (mais info em breve)

E no dia 31 de Outubro (sábado) haverá mais uma sessão do Ciclo Três Três Três na Zaratan com actuações de Sirius, Pop Popov e Velge Naturlig! (mais info em breve)

Entretanto continua disponível a mixtape que a ATR e a Stress.Fm prepararam com temas de alguns dos projectos que passaram pelo Setembro Terapêutico ou que ainda vão passar por este Outubro Ruidoso!

cartaz don vito pneu tour

sexta-feira | 16 de Outubro | 22h

Don Vito (de) + Pneu (fr) @ Bar Alfa

(A-do-Barbas – Leiria / entrada: 4€ / organização: YAYAYEAH)

 

sábado | 17 de Outubro | 23h

Don Vito (de) + Pneu (fr) + Lopes & Pereira (dj set) @ Damas

(+ Burgueses Famintos (pt) | 18h30)

(Rua da Voz do Operário, 60 – Lisboa / entrada livre)

 

domingo | 18 de Outubro | 16h

Don Vito (de) + Pneu (fr) + Leaf (pt) @ Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro

(Avenida D. João IV, 16 – Montijo / entrada livre / organização: Os Aleixos)

 

segunda-feira | 19 de Outubro | 21h30

Don Vito (de) + Pneu (fr) @ Oficinas do Convento

(Rua Carreira de S. Francisco – Montemor-o-Novo / contribuição: 3€)

 

 

Os Don Vito são um trio de Leipzig (Alemanha) constituído por um baterista, um guitarrista e uma baixista. Isto poderia ser a descrição de qualquer outra banda de rock, mas neste caso está bem longe da realidade. Não existe nenhuma banda que faça tanto barulho com tanta criatividade. As mudanças súbitas de ritmo, os rufos imaginativos da bateria e os gritos apaixonados são de cortar a respiração. As suas curtas, mas complexas músicas são como dar uma volta de 50 segundos numa montanha russa ou como levar um espancamento de um relâmpago. Regressam mais uma vez a Portugal, depois de terem deixado muitos ouvidos a zunir nas suas passagens em 2009, 2010, 2011 e 2013.

http://donvito.bandcamp.com

https://www.facebook.com/donvitorockt

https://vimeo.com/28632206

 

 

Os Pneu são um duo francês de guitarra e bateria que toca math-rock com a ferocidade de uma banda punk. Os seus concertos são como estar a ouvir uma orquestra de martelos pneumáticos ou como levar com um piano em cima da cabeça. Vêm a Portugal com os Don Vito pela terceira vez.

 

https://pneu.bandcamp.com

http://pneu666.tumblr.com

https://vimeo.com/25403631